Diversas entidades de Portugal participam no projeto europeu CEPHS AND CHEFS.

16-04-2018

No passado mês de dezembro de 2017 teve início o projeto INTERREG “Cephs and Chefs”, financiado por fundos Europeus, com a reunião de lançamento na localidade irlandesa de Galway. Este projeto pretende criar novos mercados e acrescentar valor aos cefalópodes (polvo, lulas e choco), bem como avaliar de forma integrada estes recursos em diferentes regiões do “Espaço Atlântico” (Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Irlanda) e apoiar a cooperação transnacional entre estas regiões.

Em Portugal e Espanha, ao contrário dos restantes países do “Espaço Atlântico”, existe uma forte tradição de consumo de cefalópodes e um grande investimento na investigação destes recursos pesqueiros. Com o objetivo de fomentar o consumo sustentável destas espécies na região Atlântica, instituições portuguesas, nomeadamente a Universidade de Aveiro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a Associação de Armadores de Pesca de Fuzeta (AAPF) colaboram com parceiros internacionais como a National University of Ireland Galway, o Galway Major Institute of Technology e o Irish South and West Fish Producers Organization CLG  da Irlanda, o  Marine Stewardship Council (MSC) e Atlantic Gate Ltd. do Reino Unido, a Université de Caen Normandie de França, a Universidad de Santiago de Compostela, o Centro Oceanográfico de Vigo do Instituto Español de Oceanografía, a empresa Quadralia e a Cooperativa de Armadores de Pesca del Puerto de Vigo (ARVI) de Espanha.

A próxima reunião do projeto ocorrerá em Vigo (Espanha) durante o mês de julho nos dias prévios à VIGO SEAFEST. Este festival é um evento gastronómico em torno dos produtos do mar e será visitado pelos representantes das diversas entidades envolvidas no projeto.