A criação deste Dia Nacional, em 2019, vem confirmar a importância da qualidade do ar na saúde humana e ecossistema. De facto, a poluição do ar tem-se tornado alvo de grande preocupação nos últimos anos, com um número crescente de episódios graves de poluição do ar em muitas cidades no mundo, e sendo classificada pela OMS como o maior risco ambiental para a saúde, estando na origem de uma morte em cada 9 mortes anuais por causas ambientais.
O grupo de investigação APM- Processos e Modelação Atmosférica do CESAM dedica-se à investigação da poluição do ar, usando ferramentas de monitorização e modelação para melhor compreender os fenómenos atmosféricos que estão na origem de episódios de elevadas concentrações de poluentes e identificar as melhores medidas para a mitigação destes problemas. Alguns dos projetos de investigação atuais do grupo são bons exemplos para se perceber as diferentes vertentes do estudo da poluição do ar, nomeadamente o impacto de sectores específicos como a combustão residencial (SOPRO), turismo (ARTUR) ou transporte marítimo (EMERGE), e o seu impacto na saúde humana (INDEX-AIR) ou ainda como as estruturas verdes podem melhorar a qualidade do ar em espaços urbanos (UNALAB).
Para celebrar este dia, irá realizar-se um seminário online (dia 12, às 16h30) para discussão de como atual pandemia COVID-19 beneficiou a qualidade do ar e como podemos e devemos aprender com isto e projetar um futuro mais limpo. Trata-se de um evento online de acesso livre, onde a sua participação poderá fazer a diferença, e a qual está à distância de um clique: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84877005583.