Seminário Ocean Break – Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore

23/02/2024
12:30 - 13:30

No próximo dia 23 de fevereiro, às 12:30, na sala 9.1.1 do DEMAC, decorrerá mais uma edição remota da série de seminários “Ocean Break”, ligados à investigação sobre o mar feita no CESAM.

Desta vez, o investigador Henrique Queiroga, do CESAM/DBio, irá fazer uma apresentação com o título “Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore”.

O plano de Plano de Afetação para as Energias Renováveis Offshore (PAER) prevê que se atinja uma capacidade de produção de energia elétrica de 10 GW até 2030, com base em geradores eólicos. Dada a profundidade das áreas preferenciais para o desenvolvimento dos parques eólicos, os aerogeradores terão que ser montados em plataformas flutuantes. Não existem atualmente, em qualquer parte do mundo, parques eólicos flutuantes em exploração comercial. Um projeto desta dimensão implica a introdução de uma área de substrato artificial duro de uma dimensão inusitada, com impactos no ecossistema, positivos (captura de CO2, efeito recifal…) e negativos (perturbações na estratificação, redução da biomassa de fitoplâncton, corredor de dispersão de espécies…), difíceis de quantificar. As limitações à atividade da pesca que implicam podem também ter impactos positivos (menor mortalidade de pesca, proibição do arrasto bentónico…) e negativos (deslocalização do esforço de pesca, interferência com áreas de proteção da natureza…) difíceis de prever. Estas incertezas preconizam uma atitude cautelosa no desenvolvimento deste plano, e constituem oportunidades importante para a monitorização e a investigação do oceano.