O Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) aprovou, recentemente, a cooptação de Henrique Queiroga, investigador do CESAM e professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, como membro deste órgão consultivo do Governo para as questões ambientais. A proposta de cooptação foi apresentada pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais.
Sobre a sua nomeação, Henrique Queiroga salienta que, “… apesar das declarações de intenções, da proposta de extensão da jurisdição sobre a plataforma continental e da projeção mediática do tema, as políticas públicas sobre o papel dos oceanos no desenvolvimento do país são muito incipientes. Penso que o CNADS é um órgão importante para refletir sobre estes assuntos”.
O investigador do CESAM tem a qualificação de Especialista em Ambiente, atribuída pela Ordem dos Biólogos e, atualmente, é Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Biólogos e membro do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas. Para além disso, tem participado ativamente em programas e projetos de conservação da biodiversidade e gestão de áreas marinhas protegidas, em colaboração com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, autoridades municipais e instituições académicas.
O CNADS foi criado em 1997, por decreto-lei, e é um órgão independente, com funções consultivas, que funciona junto do ministro responsável pela área do ambiente. A sua missão é proporcionar a participação pública e o consenso sobre políticas de ambiente e de desenvolvimento sustentável.
Texto por: Henrique Queiroga em colaboração com CESAM