Foi recentemente lançada a obra “Introdução à Aquacultura” que aborda o estado-da-arte e os desafios com que se depara a aquacultura a nível mundial. A obra, da autoria de Maria Teresa Dinis (Professora Emérita da Universidade do Algarve e investigadora do CCMAR) e Rui Miranda Rocha (membro do CESAM e Prof. Auxiliar convidado do DBio), pretende preencher uma lacuna no espaço editorial nacional, tendo sido construída sobre a realidade da aquacultura portuguesa, mas pensado de uma forma transversal relativamente aos aspetos técnicos inerentes à prática desta atividade a nível mundial.
“Em 2018 desafiei a Maria Teresa Dinis a escrever um livro sobre aquacultura, em língua portuguesa, que abrangesse o estado da arte e os desafios com que esta atividade se depara a nível mundial. Sentia que uma obra desta natureza fazia falta a alunos, técnicos e empreendedores da lusofonia e sabia que a Maria Teresa tinha vários textos, que sistematizara ao longo de anos, para dar apoio às disciplinas que lecionava.
O desafio foi aceite, com uma condição, eu tinha que ser coautor. E foi assim que demos início a esta aventura que agora concluímos. Foi para mim um orgulho poder escrever um livro com a principal responsável pelo meu percurso académico e profissional até aos dias de hoje. Espero que o livro vá ao encontro das expectativas dos leitores e que possa inspirar as novas gerações para o desenvolvimento sustentável da aquacultura.” explica Rui Rocha.
Capa do livro aqui