Henrique Queiroga, docente do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e membro do Laboratório Associado CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, foi nomeado para o Comité Executivo do Comité Português para a Biodiversidade.
O comité Português para a Biodiversidade foi criado debaixo da alçada da UNESCO, no seguimento da designação, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, do ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade.
O Comité Executivo tem por missão coordenar as actividades a desenvolver, a nível nacional, no âmbito do Ano Internacional para a Biodiversidade.
Será dado particular destaque a actividades que visem educar e sensibilizar a opinião pública para a necessidade da conservação da Biodiversidade, bem como para aquelas que possam contribuir para o preenchimento de lacunas que existam no nosso conhecimento sobre a Biodiversidade e para as que dinamizem uma sua utilização sustentável, prosseguindo desta forma os objectivos traçados pela Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014).
Henrique Queiroga é professor de ecologia marinha e estuarina e de Oceanografia Biológica. Foi membro do Conselho de Administração do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e Marinha durante vários anos.
Co-autor de um relatório de consultoria encomendado pelo Governo Português para a formulação de políticas ambientais e metas a serem implementadas e cumpridas durante o Quadro de Referência Estratégico Nacional para 2007-2013, este investigador é membro do Conselho Consultivo Internacional do Instituto de Pesquisa Costeira e Planeamento (Klaipeda, Lituânia) e árbitro de projectos apresentados ao National Science Foundation (E.U.A.) e da Fundação Internacional para a Ciência.
Investigador Principal ou membro da equipa de vários projectos nacionais e internacionais de investigação sobre a ecologia marinha, Henrique Queiroga participou também em programas de monitorização ambiental em águas costeiras. É ainda editor de dois livros e autor de 30 artigos em importantes revistas internacionais na área de Biologia Marinha, árbitro de várias revistas líderes nas áreas de zoologia e ecologia marinha, e membro da organização ou comitês científicos, de seis de conferências internacionais.