Heliana Teixeira (CESAM/DBIO) é uma das proponentes de uma Ação COST, aprovada com a classificação máxima em todas as suas componentes, intitulada Insect AI – Using Image-based AI for Insect Monitoring & Conservation. O objetivo desta COST é fortalecer as capacidades e as redes de colaboração para o desenvolvimento de aplicações de tecnologias de IA baseadas em imagens e ferramentas de visão computacional impulsionando a agenda de investigação na área da monitorização e conservação da natureza, em particular dos insetos. As populações mundiais de insetos encontram-se em declínio acentuado em todo o mundo, e esta Ação pretende contribuir para um dos desafios críticos identificado pela Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 que é a recolha de informação padronizada sobre o estado da natureza.
A participação da investigadora nesta Ação COST decorre da sua colaboração com o coordenador da proposta Tom August, do UK Centre for Ecology and Hydrology, Reino Unido. Essa colaboração teve início na Ação COST AlienCSI, que foi concluída recentemente em janeiro de 2023, e cujo enfoque era o uso da ciência cidadã para aprimorar o conhecimento sobre espécies exóticas, especialmente as invasoras.
Para mais informações sobre as ações COST aqui.
Mais informação sobre a imagem: Tecnologias de Inteligência Artificial (IA) tais como Visão Computacional aplicada à conservação da natureza: processo de treino um modelo de deteção de objetos de imagem (exemplo fictício).