Investigadores do CESAM estão entre os cientistas mais citados a nível mundial

A Universidade de Stanford lançou recentemente uma atualização da lista com os 2% cientistas mais citados a nível mundial. Esta última versão do World’s Top 2% Scientists list, divulgada a 19 de outubro de 2021, utiliza as citações da base de dados Scopus. Os dados mais recentes estão compilados em duas listas: uma refere-se aos cientistas com maior impacto ao longo de toda a sua carreira, enquanto que na outra se encontram os cientistas com maior impacto a nível mundial em 2020. Ambas as listas podem ser consultadas em: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3

Portugal tem 483 cientistas no ranking referente ao impacto ao longo de toda a carreira, e 703 cientistas no ranking referente a 2020.

Na lista que considera os cientistas mais citados em 2020, a UA tem listados 41 cientistas e, destes, 15 pertencem ao CESAM: Adelaide Almeida (CESAM-DBio), Alisa Rudnitskaya (CESAM-DQ), Armando Duarte (CESAM-DQ), Bruno Nunes (CESAM-DBio), Casimiro Pio (CESAM-DAO), Célia Alves (CESAM-DAO), Daniel Cleary (CESAM-DBio), Jacob Keizer (CESAM-DAO), Joana Correia Prata (CESAM-DBio), João Pinto da Costa (CESAM-DQ), Marcelino Oliveira (CESAM-DBio), Rosa Freitas (CESAM-DBio), Rosário Domingues (CESAM-DQ), David Carvalho (CESAM-DFis) e Teresa Rocha-Santos (CESAM-DQ).

Na lista que considera toda a carreira, existem 25 investigadores da UA dos quais 6 pertencem ao CESAM: Alisa Rudnitskaya (CESAM-DQ), Amadeu Soares (CESAM-DBio), Armando Duarte (CESAM-DQ), Bruno Nunes (CESAM-DBio), Célia Alves (CESAM-DAO), Marta Otero (CESAM-DAO) e Teresa Rocha-Santos (CESAM-DQ).