Três Prémios foi o saldo da participação do documentário “Migradores de Longa distância – Entre o Tejo e o Ártico” na décima quarta edição do Festival Internacional de Cinema e Turismo – Art&TuR que decorreu este ano em Aveiro, entre os dias 26 e 29 de Outubro.
Melhor Documentário até 90 minutos, 1º Prémio na categoria Ambiente & Ecologia, 2º Prémio na categoria Environment & Ecology.
Migradores de Longa distância – Entre o Tejo e o Árticotinha já sido premiado com uma Menção Honrosa na 27ª edição do CineEco, o mais antigo festival de cinema ambiental do mundo. Também no Art&Tur, a exibição do documentário foi o mote para uma conversa sobre a ecologia das aves limícolas migradoras, a importância do conhecimento científico e o impacto do novo aeroporto projetado para a base aérea do Montijo.
Este documentário, produzido pela PLAYSOLUTIONS AUDIOVISUAIS para a RTP, tem como base o trabalho de uma equipa de investigação internacional, liderada pelo investigador José Alves, do Departamento de Biologia e Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade De Aveiro, que nos últimos 15 anos se tem dedicado a perceber as respostas destas aves às alterações globais ao longo de todo o ciclo anual, que decorre e em locais tão distantes como o Ártico, a Europa e África Ocidental. O documentário também alerta para o impacto que a construção de um novo aeroporto, proposto para a base aérea do Montijo, terá sobre as aves limícolas do estuário do Tejo, que Portugal se comprometeu a conservar ao abrigo de diretivas comunitárias e tratados internacionais.
Migradores de Longa distância – Entre o Tejo e o Ártico, que está disponível na plataforma RTP Play, tem Argumento de José Alves e Joaquim Pedro Ferreira; Realização de Pedro Miguel Ferreira e Joaquim Pedro Ferreira; Imagem de Joaquim Pedro Ferreira;Edição de Pedro Miguel Ferreira; Revisão Científicade Amadeu Soares e José Alves; Narração de Celestino Alves; Sonoplastiada Billyboom Sound Design e Produção da PlaySolutions Audiovisuais.