Mónica Amorim é uma das coautoras do artigo noticiado pela Comissão Europeia

A investigadora do DBio&CESAM, Universidade de Aveiro, Mónica Amorim, é uma das autoras do artigo noticiado pela Comissão Europeia, Science for Environment Policy, secção News Alerts: “Nanopesticides may have the potential to increase food production –  but are they environmentally safe?”

Os avanços na nanotecnologia têm alavancado o crescimento da investigação de nanopesticidas –  partículas com elevada eficácia. Os cientistas reconhecem as vantagens, mas alertam para a necessidade da avaliação de risco adequada destes novos materiais: “não são apenas os ingredientes de um nanopesticida que merecem atenção, mas também o destino e efeitos tóxicos ambientais desses ingredientes quando combinados numa formulação à escala-nano.”

Entre as várias lacunas, Mónica Amorim destaca a necessidade de adaptar os protocolos de avaliação padronizados para nanopesticidas, a avaliação de efeitos de longa duração (períodos alargados de exposição), e dos mecanismos de toxicidade para auxílio na previsão de efeitos.

Saiba mais em Notícias da Comissão Europeia aqui.

E aceda ao artigo completo: Grillo, R., Fraceto, L.F., Amorim, M.J.B., Scott-Fordsmand, J.J., Schoonjans, R. and Chaudhry, Q. (2021) Ecotoxicological and regulatory aspects of environmental sustainability of nanopesticides. Journal of Hazardous Materials, 404: 124148. https://doi.org/10.1016/j.jhazmat.2020.124148