O CESAM celebra o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono destacando o projeto EMERGE

A Camada de Ozono é um escudo gasoso frágil que protege o globo através da absorção de 95% da radiação ultravioleta B que provoca efeitos nocivos ou mesmo letais nos seres vivos, tendo por isso um papel fundamental na preservação da vida na Terra.

Nos anos mais recentes, verificou-se um progresso na proteção da camada do ozono, através da eliminação gradual dos produtos químicos que destroem esta camada, que também são potentes gases de efeito de estufa (GEE). A mais recente avaliação científica da depleção do ozono mostra que a camada de ozono na estratosfera recuperou a uma taxa de 1-3% por década desde 2000. Este sucesso deve-se à implementação do Protocolo de Montreal (1987), sobre substâncias que levam à destruição da camada de ozono, em que 197 países signatários se comprometeram a substituir as substâncias que demonstravam ser responsáveis pela destruição do ozono. Atualmente, o Protocolo de Montreal é o único acordo ambiental multilateral cuja adoção é universal, sendo um exemplo inspirador de como a humanidade é capaz de cooperar para enfrentar um desafio global e um instrumento fundamental para enfrentar a crise climática dos dias de hoje.  

O projeto EMERGE – Avaliação, controlo e mitigação do impacto ambiental das emissões dos navios, financiado pelo programa Europeu Horizonte 2020, tem como objetivo desenvolver estratégias e medidas eficazes para reduzir os impactos ambientais do transporte marítimo. Na Universidade de Aveiro, este projeto envolve uma equipa multidisciplinar do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar – que irá estar envolvida em medições e modelação de gases poluentes em navios, com vista à avaliação dos impactos destas emissões na água e no ar, e no desenho de potenciais medidas mitigadoras ao longo das principais rotas de navegação e em regiões marinhas europeias sensíveis. Um dos casos de estudo é o Porto de Aveiro e a Ria de Aveiro, como ecossistema de importância especial. Os resultados deste projeto serão apresentados na forma de recomendações e orientações para uma tomada de decisão informada e consciente sobre opções de custo-benefício para o uso sustentável do transporte marítimo a médio e longo prazo, contribuindo ativamente para a resolução da crise climática, uma vez que este é um dos setores mais importantes no transporte mundial e, por isso, primordial na mitigação das emissões de GEE.

A equipa do CESAM do projeto EMERGE