Projetos para a preservação da fauna selvagem no Grande Vale do Côa e região do Rio Douro já arrancou

Nos passados dias 27 e 28 de março, na Guarda, a Unidade de Vida Selvagem do CESAM & Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro fez-se representar por Carlos FonsecaEduardo FerreiraRita Torres e João Carvalho na reunião de abertura do projeto LIFE “Decreasing socio-ecological barriers to connectivity for wolves south of the Douro river”e do projeto financiado pelo Endangered Landscapes Programme Scaling Up Rewilding in Western Iberia”. No encontro de dois dias foram discutidas as principais tarefas destes dois projetos complementares e articulados os esforços de todas as equipas envolvidas. Os trabalhos decorrerão até final de 2023.
A Universidade de Aveiro e as organizações Rewilding Portugal, Associação Transumância e Natureza e Zoo Logical são parceiras nestes dois projetos abrangentes que visam a renaturalização do Grande Vale do Côa e o aumento da conetividade funcional da paisagem para a vida selvagem a sul do rio Douro.
No período de vigência dos projetos pretende-se criar as condições necessárias para impulsionar a biodiversidade, restaurar cadeias tróficas e promover a gestão integrada e sustentável dos recursos naturais. São projetos abrangentes e inclusivos que contemplarão acordos com associações locais de caçadores, agricultores e produtores florestais. As bases científicas e educativas dos projetos serão também os alicerces para a criação de uma nova economia baseada na natureza e nos produtos locais, essencial para a reversão do despovoamento rural.