Acção do Ca2+ no transporte de neurotransmissores através da membrana plasmática e da membrana de vesículas sinápticas (Praxis XXI – 2/2.1/BIA/224/94)

Coordenador

Maria Paula Polónia Gonçalves

Programa

PRAXIS XXI

Datas

17/05/1996 - 16/05/1999

Financiamento para o CESAM

46004.13 €

Financiamento Total

58469.08 €

Instituições Participantes

  • Universidade de Coimbra - Centro de Neurociências e Biologia Celular - CNC

 

O envolvimento de Ca2+ na libertação exocitótica de neurotransmissores tem sido bem caracterizado por vários investigadores. Contudo, é possível admitir que a acção do Ca2+ noutros processos bioquímicos localizados em diferentes níveis subcelulares possa, indirectamente, influenciar a neurotransmissão.

Neste projecto estudaremos a acção do Ca2+ no transporte de neurotransmissores por dois sistemas membranares isolados do córtex cerebral: transporte de GABA por vesículas de membrana plasmática e transporte de GABA, glutamato e dopamina por vesículas sinápticas.

No primeiro caso, será analisado o efeito do Ca2+ (extra e intravesicular) no transporte de GABA dependente do gradiente de Na+, funcionando quer no sentido de acumulação, quer no de libertação do neurotransmissor. A acção de antagonistas de calmodulina bem como do tratamento das membranas com EGTA poderá indicar se os efeitos do Ca2+  em estudo são mediados por calmodulina. Além disso, será investigado o envolvimento desta proteína reguladora na activação da calcineurina, uma fosfatase da membrana que poderá afectar o estado de fosforilação do transportador, alterando assim a sua actividade em função da presença de Ca2+.

No segundo caso, será analisada a acção do Ca2+ no gradiente electroquímico de protões (H+) gerado pela H+-ATPase (tipo V) existente nas vesículas sinápticas, a fim de verificar se alguma correlação existe com a acção do Ca2+  analisada  no transporte  de neurotransmissores  pelas  referidas vesículas que  utilizam o H+ (pH + ) como força motriz do processo.

Finalmente, será investigado que tipo de mecanismo de acumulação de Ca2+ pelas vesículas sinápticas (bomba de Ca2+ ou antiporte Ca2+/ H+) possa ser determinante na sequestração de excessos de Ca2+ , observada previamente por alguns investigadores, após estimulação celular intensa. Certos fármacos e ionóforos de Ca2+ e de Hserão também utilizados, no sentido de ajudar a discernir os mecanismos envolvidos na acção do Ca2+  em estudo.

Sendo esta acção desconhecida nos dois sistemas subcelulares em estudo neste projecto, será útil a sua investigação, a fim de melhor se conhecerem os múltiplos processos bioquímicos que, provavelmente, estão interligados numa verdadeira rede de regulação celular.

membros do CESAM no projeto