DECORTOX – Descoloração do efluente final de fabrico de pasta de papel: remoção de compostos orgânicos e toxicidade

Coordenador

<a href=index.php?menu=82&submenu=0&language=pt&tabela=pessoaldetail&user=38>Armando da Costa Duarte</a>

Programa

POCTI/CTA/45030/2002

Datas

01/02/2005 - 31/01/2008

Financiamento para o CESAM

40000 €

Financiamento Total

100000 €

Este projecto constitui um grande contributo numa área onde existe pouca informação e poucas publicações no que se refere à caracterização de cromóforos e de processos de descoloração do efluente final (após tratamento secundário) de fabrico de pasta kraft usando Eucalyptus globulus como matéria prima.
Este projecto tem por objectivo principal caracterizar os compostos orgânicos de um efluente final de fabrico de pasta kraft usando Eucalyptus globulus, avaliar a sua toxicidade usando ensaios com plantas e animais e estudar a sua descoloração utilizando fungos e o sistema foto-Fenton.
Numa primeira fase caracterizar-se-ão os compostos orgânicos presentes no efluente final usando um procedimento já desenvolvido e optimizado pela equipa de investigação proponente.
Numa segunda fase, o efluente final será submetido a processos de descoloração usando fungos (da podridão branca) e o sistema foto-Fenton. As amostras recolhidas durante os processos de descoloração serão analisadas quanto ao conteúdo em compostos orgânicos, e caracterizadas quanto à sua distribuição em pesos moleculares ( 1-10 kDa e <1 kD) e cor.Também será avaliada a toxicidade do efluente final e das amostras dos processos de descoloração usando ensaios quer com animais quer com plantas. Para avaliar a toxicidade aguda e crónica do efluente serão utilizadas espécies de água doce e marinhas e duas espécies de plantas.

membros do CESAM no projeto

Armando da Costa Duarte

Professor Catedrático Aposentado