O projeto DISTENDER pretende desenvolver uma estrutura metodológica para a integração das estratégias de adaptação e mitigação das alterações climáticas (AC) através de abordagens participativas que respondam aos impactos e riscos das AC, apoiadas por análises quantitativas e qualitativas para a identificação de interações e sinergias.
As abordagens holísticas de mitigação e adaptação devem ser adaptadas ao contexto da situação específica, e isso requer um planeamento flexível e participativo para garantir uma ação legítima e relevante, realizada por todas as partes interessadas. O DISTENDER desenvolverá um conjunto de cenários socioeconómico-climáticos qualitativos e quantitativos multidirecionados através de um processo participativo que integra um conhecimento bottom-up local com informação top-down dos European Shared Socioeconomic Pathways (SSPs) e Representative Concentration Pathways (RCPs) do IPCC. Será desenvolvido um conjunto de ferramentas de modelação de avaliação de impacto intersetorial e multiescala para analisar as interações complexas em vários setores, incluindo uma avaliação económica. Trata-se de um projeto inovador que combina três conceitos-chave: multi-escala, integração/harmonização e verificação de robustez.
O DISTENDER seguirá uma abordagem pragmática aplicando metodologias e kits de ferramentas numa série de casos de estudo europeus (seis casos de estudo principais e cinco seguidores) que refletem uma seção transversal dos desafios colocados pela adaptação e mitigação das AC. O conhecimento gerado pelo DISTENDER será fornecido por um Sistema de Apoio à Decisão (DSS) que incluirá diretrizes, manuais, ferramentas de fácil utilização, a partir da aplicação dos casos de estudo.
Os membros da equipa do CESAM são leaders das tarefas 5.1 e 5.3, relacionadas com a estimativa de emissões de poluentes e GEE, a modelação da qualidade do ar e dos impactos na saúde. Contribuem ainda para a tarefa 7.2, com a análise de custo benefício associada aos impactos na saúde.