FUMEXP – Exposição de bombeiros ao fumo e consequentes efeitos na saúde

Coordenador

Ana Isabel Miranda

Programa

PTDC/AMB/66707/2006

Datas

01/01/2008 - 31/12/2010

Financiamento para o CESAM

148982 €

Financiamento Total

199154 €

Instituições Participantes

  • Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial - Universidade de Coimbra
  • Faculdade de Medicina - Universidade de Coimbra

URL / WWW

http://www2.dao.ua.pt/gemac/Fumexp/

Existe um consenso generalizado quanto à importância dos incêndios florestais como fonte de emissão de poluentes para a atmosfera. Contudo, o actual estado do conhecimento acerca dos potenciais impactes sobre a saúde das comunidades afectadas e, em particular, do pessoal envolvido nas operações de extinção é escassa e, em alguns casos, dúbia. Neste contexto, o projecto FUMEXP, através da análise dos potenciais efeitos das emissões dos incêndios florestais na saúde dos bombeiros, tenciona preencher algumas das lacunas no actual estado-da-arte. Para tal, compreende a realização de intensivas medições no campo, durante fogos reais e experimentais, da exposição pessoal de um grupo de bombeiros que será acompanhado no decorrer de duas épocas de fogos.
A integração dos resultados relativos à exposição pessoal com a informação referente à função de cada indivíduo no seio da corporação permitirá avaliar a correlação existente entre a tarefa específica de cada bombeiro e os níveis de concentração dos diferentes poluentes monitorizados. O procedimento de recolha experimental de dados, que será desenvolvido e implementado, incidirá também sobre a medição das concentrações de poluentes atmosféricos e de parâmetros meteorológicos, nomeadamente no decorrer dos ensaios de queima e, sempre que possível, no decorrer de incêndios florestais. O conhecimento das características específicas do fogo, em particular a intensidade das chamas e do fumo, permitirá complementar a informação necessária para a análise multi-variável da dimensão global da exposição ocupacional dos bombeiros. Este estudo tenciona desenvolver acções de gestão operacional da exposição, baseadas na identificação dos factores chave que induzem a ocorrência de exposições a níveis perigosos de fumo durante condições reais de combate ao fogo.
A análise será complementada através da aplicação de um sistema de modelação da qualidade do ar que permitirá obter campos tridimensionais de concentração para uma mais ampla gama de poluentes (comparativamente com aqueles que foram considerados nas medições). Uma das mais significativas vantagens desta técnica reside na possibilidade de fornecer uma mais detalhada distribuição espacial das concentrações, com base na integração mesoscala/microscala das simulações. A simulação permitirá estabelecer a ponte entre as medições da exposição e os testes médicos, melhorando a análise integrada da relação causa-efeito entre os valores de exposição e os efeitos na saúde e contribuindo para o conhecimento das condições de trabalho dos bombeiros em condições reais de fogo.
A realização de testes médicos nos bombeiros constitui a última fase na análise dos potenciais efeitos na saúde resultantes desta actividade.

membros do CESAM no projeto

Carlos Borrego

Professor Emérito

Ana Isabel Miranda

Professora Catedrática