SAUDAR – A Saúde e o Ar que Respiramos

Coordenador

Carlos Borrego

Datas

01/04/2004 - 31/12/2007

Financiamento para o CESAM

183392 €

Financiamento Total

310784 €

Com este projecto pretende-se analisar a relação entre a qualidade do ar (exterior e interior) e a saúde humana numa dada região, e a evolução previsível dessa região com base nos planos de desenvolvimento existentes.
Para tal, proceder-se-á à caracterização da qualidade do ar (exterior e interior), do desenvolvimento económico e social e da população em termos de saúde, duma dada região, a seleccionar. Essa caracterização abrangerá, não só a situação actual, mas também a previsão da sua evolução com base em cenários de desenvolvimento económico e social. Pretende-se portanto que a região de estudo, actualmente, não represente uma área crítica em termos de qualidade do ar, mas cujo desenvolvimento previsto para os próximos anos posso pôr em risco a qualidade do ar e a saúde das populações.
É igualmente objectivo deste projecto contribuir para um maior envolvimento da comunidade local nos processos de decisão com influência neste domínio, através da divulgação dos resultados alcançados e da formação de intervenientes nos referidos processos. A implementação de critérios para uma adequada utilização dos espaços interiores conduzirá obrigatoriamente a uma redução dos elementos considerados alérgicos e com inevitável influência sobre a qualidade de vida dos indivíduos. A concretização deste objectivo implicará a realização de um programa de sensibilização e de formação destinado a agentes locais, com especial incidência em escolas e/ou outros locais públicos.

membros do CESAM no projeto

Carlos Borrego

Professor Emérito

Joana Cardoso Ferreira

Investigadora Auxiliar

Ana Isabel Miranda

Professora Catedrática

Myriam Nunes Lopes

Professora Associada