TAGUSDELTA – Estratigrafia sísmica de alta resolução 3D do delta do Tejo – imageamento e modelação de evidências de tsunamis para a avaliação da perigosidade geológica

Coordenador

Henrique Duarte

Investigador Responsável CESAM

Francisco Curado Teixeira

Programa

PTDC/MAR/113888/2009

Datas

01/01/2011 - 31/12/2013

Financiamento para o CESAM

4.213 €

Financiamento Total

199.863 €

Instituição Proponente

Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P. (LNEG)

Instituições Participantes

  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC/UL); Geo - Resources (GeoR); Leibniz Institute of Marine Sciences at the Christian-Albrechts Universität zu Kiel (IFM-GEOMAR)

Este projecto reúne uma equipa de geólogos, geofísicos, matemáticos e engenheiros em torno duma questão central de perigosidade natural: a estimativa da perigosidade de tsunami para a cidade de Lisboa. Os delta e pró-delta do rio Tejo serão investigados com os objectivos principais de decifrar a estratigrafia e a arquitectura sedimentar da parte frontal do delta, produzir imagens de depósitos de transporte de massa (estruturas de erosão, transporte e deposição). A correlação cruzada destes resultados com a sondagem de gravidade que registou os eventos dos sismos de 1755 e 1969 de magnitudes M~8,5 e M=7,9 [1] permitirá uma primeira tentativa de mapeamento e estabelecimento da cronoestratigrafia de deslizamentos submarinos do delta do Tejo. A produção de imagens georreferenciadas a partir de sísmica de reflexão 3D permitirá aos modeladores a modelação com utilização de parâmetros geométricos com um realismo até agora sem precedentes. O catálogo mais actualizado de tsunamis históricos (produzido por um elemento da equipa [2]) será comparado com a estratigrafia produzida de eventos de deslizamentos submarinos cartografados. Com o objectivo de obter as imagens de sísmica de reflexão 3D e os modelos de velocidade dos sedimentos do delta do rio Tejo, este projecto reuniu uma equipa de engenheiros e geofísicos de instituições de investigação públicas e de companhias privadas que desenvolvem hardware e software (ver item “instituições participantes”). Estas últimas contribuem não apenas com o seu conhecimento mas também com equipamento, nomeadamente com as fontes de alimentação dos sistemas sísmicos. As competências destes investigadores, engenheiros e técnicos concentrar-se-á na construção do sistema de reflexão sísmica 3D, utilizando o equipamento recentemente adquirido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através do (Programa de Re-equipamento da FCT, do Navio Gago Coutinho), para utilização da comunidade científica portuguesa.
Paralelamente à construção do sistema de aquisição sísmica 3D, uma série de programas/rotinas serão desenvolvidas para produzir correcções em tempo real do posicionamento dos traços sísmicos, o que constitui uma parte fundamental do projecto, para a produção de imagens sísmicas 3D. O sub-grupo de modeladores trabalhará não apenas com as estruturas de deslizamentos submarinos cartografadas, mas também com questões teóricas e fontes tsunamigénicas remotas já conhecidas e cartografadas [3-5]. O mapeamento 3D fornecerá as estruturas  próximas geradoras de deslizamentos e tsunamis e também as tectónicas eventualmente existentes. A situação inversa de geração de deslizamentos por tsunamis, assim como a modelação teórica das forças geradoras envolvidas em eventos de tsunamis versus deslizamentos gravíticos submarinos serão também modeladas. Os modeladores, a meio do projecto, poderão contar com dados geológicos de alta resolução para melhorar os respectivos modelos de fontes e propagação de tsunamis e comparação com alguns registos históricos ainda não esclarecidos.