Reunião participativa sobre controlo de espécies invasoras na Ria de Aveiro contou com a presença do CESAM

A Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas (DRCNF) do Centro organizou no dia 3 de fevereiro 2020, na Universidade de Aveiro, uma reunião participativa sobre o controlo de espécies exóticas invasoras na Ria de Aveiro. Várias entidades da região Centro estiveram presentes incluindo a Universidade de Aveiro representada pelo CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar.

A reunião participativa organizada pela DRCNF do Centro focou-se no “Controlo de espécies exóticas invasoras no Sítio Rede Natura 2000 Ria de Aveiro” enquadrada nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas, este ano dedicado ao tema “as zonas húmidas e a biodiversidade”. Esta reunião teve como objetivo equacionar a preparação e operacionalização de um plano de controlo das espécies exóticas invasoras no Sítio Ria de Aveiro. A temática das invasões foi identificada na estratégia Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2030 como uma das maiores ameaças à biodiversidade.

Para dar o mote à reunião foram convidadas a Doutora Heliana Teixeira, investigadora do CESAM – UA, que apresentou o primeiro levantamento exaustivo das espécies exóticas invasoras em meio aquático existentes no território da Ria, que tem vindo a ser realizado pela sua equipa, e a Prof. Doutora Hélia Marchante da Escola Superior Agrária de Coimbra e investigadora do CFE- UC, uma das responsáveis pelo Invasoras.pt, que apresentou uma perspetiva das espécies invasoras terrestres que maior impacto e preocupação suscitam na área.

Na reunião participaram diversas entidades da região Centro, entre as quais a Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro e respetivas Câmaras Municipais, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro, a Universidade de Aveiro, nomeadamente o seu Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), a Universidade de Coimbra através do seu Centro de Ecologia Funcional, a Escola Superior Agrária de Coimbra, os Comandos Territoriais de Aveiro e Ovar da Guarda Nacional Republicana, a Administração do Porto de Aveiro e Capitania do Porto de Aveiro.