SmartBioR. Este é o nome de um programa inovador no contexto do uso sustentável dos Recursos Biológicos Marinhos, apresentado pela Universidade de Aveiro no dia do Mar.

A Universidade de Aveiro assinala o Dia do Mar com o lançamento de um programa de Valorização dos recursos Biológicos Marinhos Endógenos – SmartBioR. O evento decorreu no ECOMARE, Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, e contou, entre outros, com a presença do Senhor Reitor da Universidade de Aveiro Prof. Doutor Manuel António Assunção, Prof. Doutor Amadeu Soares, Diretor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro e responsável pelo projeto, Prof. Doutor Rui Pedrosa, vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Dra. Isabel Damasceno, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e representantes dos Grupos de Ação Costeira / Desenvolvimento Local de Base Comunitária, entre a zona de Aveiro e de Peniche e da Agência Portuguesa da Ambiente (APA-ARH Centro).

Coordenado pela Universidade de Aveiro, e desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, o programa SmartBioR tem como objetivos a sustentabilidade, preservação e valorização dos recursos marinhos endógenos, recorrendo ao conhecimento cientifico de excelência e inovação tecnológica para a sua monitorização e gestão integrada. Para tal, destaca-se a contratação de recursos humanos, altamente qualificados, detentores de conhecimento científico que complementam as valências, já consolidadas, das instituições de envolvidas. As atividades de investigação e inovação estão organizadas de acordo com os dois ecossistemas correspondentes à ação territorial dos membros do consórcio: Ria de Aveiro, sitio da rede natura 2000 e área de Proteção especial da UE, a cargo da Universidade de Aveiro, e Berlengas, Reserva da Biosfera da UNESCO e áreas costeiras ao longo da região Centro Oeste de Portugal, a cargo do Instituto Politécnico de Leiria.

A Universidade de Aveiro, reforçando a sua missão de cooperação com a sociedade na transferência de conhecimento e tecnologia incorpora esta ideia ao propor-se, no âmbito do SmartBioR, ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços que dinamizem as cadeias de valor associadas aos recursos marinhos naturais endógenos. As aplicações são as mais diversas, desde a aquacultura sustentável, farmacêutica, gestão costeira e gestão de stocks piscícolas, até â proteção dos ecossistemas marinhos.

Contribuir para a Conservação e Valorização da Biodiversidade Marinha é um desígnio da Universidade de Aveiro, que nos últimos anos tem criado infraestruturas e consolidado e reforçando equipas de investigação na área do Mar. 

Vídeo: https://www.dropbox.com/s/i9lt458q3tgv6dt/Video_apresentacao_SmartBioR.mp4?dl=0