Visita das equipas selecionadas para o programa Blue Bio Value ao CESAM e ao ECOMARE

No âmbito das atividades da iniciativa Blue Bio Value, o primeiro programa acelerador que permite escalar as soluções marinhas de base biológica para aplicações no mercado global em diferentes setores, recorrendo a inovações biotecnológicas baseadas em ciência, ao mesmo tempo que ajuda a enfrentar importantes desafios sociais, foram recebidas pela coordenadora científica do CESAM Ana Lillebø no dia 26 de Outubro na Universidade de Aveiro algumas das equipas de empreendedores selecionadas para participar na primeira edição deste programa.

O programa Blue Bio Value é promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Oceano Azul, sendo a BlueBio Alliance (BBA) (entidade da qual o CESAM é associado) a responsável pela ponte entre o sistema científico nacional (e internacional) e as equipas participantes nesta primeira edição.

A visita realizada visou dar a conhecer algumas das infraestruturas, equipamentos e serviços que o CESAM poderá colocar ao dispor das equipas participantes do programa Blue Bio Value. A utilização destes e de outros recursos da UA por parte das equipas participantes estará enquadrada no protocolo da REDE DE DEMONSTRADORES AZUL a celebrar brevemente entre a UA e a Blue Bio Alliance – BBA.

O balanço final desta visita foi claramente positivo, tendo todos os participantes ficado bastante bem impressionados com as infraestruturas disponíveis no CESAM, assim como com a diversidade e capacidade analítica existente, o apoio técnico que poderá ser efetuado e o manancial multidisciplinar dos serviços que poderão ser disponibilizados por este Laboratório Associado. Durante a visita foi realçado que o portfolio de infraestruturas, equipamentos e serviços que a UA poderá disponibilizar não se esgota no CESAM, nem no ECOMARE, uma vez que a UA dispõe de valências únicas no país que poderão ser fundamentais apara acelerar as ideias de negócio a concurso.

Enquanto entidade associada da BBA, o Laboratório Associado CESAM (atualmente representado no Conselho Executivo da BBA pelo investigador Ricardo Calado) continuará a afirmar a sua missão de promoção e dinamização de uma nova bioeconomia azul nacional.